O Sabichão

Este é o jornal da Turma F do 6º Ano da Escola E.B.2,3 Alexandre Herculano - SANTARÉM.

13.6.07

Para pensar...

As Falsas Liberdades

A Droga
Muitas pessoas entram nos caminhos da droga porque dizem que querem ser livres. Contudo, em vez da liberdade, encontram a opressão, a ilusão. O corpo humano não foi feito para ser escravo das drogas mas para ser livre e saudável.

O Álcool
Muitas vezes os jovens julgam que ser livre é sinal de poder beber o que lhes apetece. Quando estão com os amigos nas discotecas, nas festas, nos cafés...Será que a bebida em excesso traz felicidade ou liberdade?

A Libertinagem
Há quem julgue que liberdade é fazer o que está ao seu alcance, pegar em tudo o que encontrar, mesmo sem ser seu.O TabacoMuitas vezes os jovens pensam que ser livre é poder fumar o seu cigarro como fazem as pessoas mais velhas. Na combustão do tabaco produzem-se milhares de substâncias (gases, vapores orgânicos e compostos libertados em forma de partículas) que são transportadas pelo fumo até aos pulmões. Estas actuam principalmente sobre o aparelho respiratório, ainda que algumas delas sejam absorvidas passando à corrente sanguínea a partir da qual actuam sobre o organismo.

Abuso da Sexualidade
Muitos jovens julgam que ser livre é poder usar a sua sexualidade como lhes apetecer.As decisões sobre sexo podem vir a mostrar-se como das mais importantes que um dia tomaste. Por isso, pensa bem antes de agires.


Conselho de Amigo

Deita fora o teu tabaco
Faz lá isso por favor!
Ganha coragem e diz:
- Eu sou um "não fumador".
Eu sou um "não fumador",

Corro como uma gazela,
Respiro ar puro e incolor
Porque a vida é bela.

Eu quando estou doente,
Recorro logo ao doutor.
Mas bem contente lhe digo:
- Eu sou um "não fumador"

Eu sou um "não fumador".
Vivo alegremente.
Tenho saúde e amor
Para dar a toda a gente.

Eu sou um "não fumador"
E vivo muito feliz.
- Meu filho nunca tentes!
É o que minha mãe me diz.

Trabalhos de:
João Bernardo Saragoça, nº11, 6ºF