O Sabichão

Este é o jornal da Turma F do 6º Ano da Escola E.B.2,3 Alexandre Herculano - SANTARÉM.

18.3.07

Vamos conhecer as terras dos alunos do 6ºF

A Freguesia de Almoster



Situada a poente de Santarém, no início de uma elevação que se prolonga pelo Concelho de Rio Maior, a freguesia de Almoster (antiga paróquia de Santa Maria de Almoster) dista 13 quilómetros da sede do Concelho.
O topónimo Almoster, al monasterium, de origem híbrida latina/árabe, parece denunciar a presença de um mosteiro ou simples ermitério protocristão. Desse primeiro mosteiro apenas nos resta o topónimo. Contudo, existem vestígios de ocupação humana na região desde o III milénio a.c. - Calcolítico e Bronze Inicial. Disso dão prova os achados que hoje fazem parte da colecção do Museu Nacional de Arqueologia.



Pertenceu ao convento cisterciense fundado em 1287, tendo sido a rainha Santa quem mandou construir a enfermaria e o claustro, com colunas geminadas e capitéis decorados. É de três naves com cinco tramos e arcos ogivais, abrindo lateralmente por um portal gótico. Destacam-se as imagens, pinturas, altares barrocos, painéis e azulejos do séc. XVIII.





O lugar de Almoster foi o escolhido por D. Sancha Pires, em testamento datado de 1287, para a fundação de um mosteiro e sua filha, D. Berengária Aires, inicia, em 1289/90, a construção de mosteiro feminino, submetido à Ordem de Cister, o Mosteiro de Santa Maria de Almoster, do qual hoje nos resta apenas a Igreja, recentemente recuperada pelo IPPAR, os Claustros e a Casa do Capítulo (séc. XIV) e as ruínas do Dormitório e Refeitório (séc. XVI). São de referir, no interior da Igreja, vários altares de talha dourada e panos de azulejos seiscentistas. Os dotes culinários destas monjas podem ser ainda hoje apreciados, através dos Arrepiados e Celestes, cujas receitas tradicionais foram mantidas vivas pelas habitantes de Almoster.
Foi igualmente na freguesia de Almoster, no lugar de Santa Maria (Casal da Charneca), que se travou, em 18 de Fevereiro de 1834, a Batalha de Almoster entre as tropas absolutistas, D. Miguel, e as tropas liberais, D. Pedro, tendo estes alcançado a vitória, iniciando-se aí um novo período da nossa História, a Monarquia Liberal.
Muitos são ainda os testemunhos da actividade da freguesia nos finais do séc. XIX e XX: fornos de cal, fábrica de tijolos, pedreiras, moinhos de água e de vento, bem como todo um espólio reunido no Museu Etnográfico da Freguesia de Almoster.



Lugar de Almoster
Área: 40,963 km2
Nº de habitantes: 1 954 (H=958 M=996 )
Distância à sede do Concelho: 12 Km
Actividades Económicas: Agricultura, Pecuária, Indústria Extractiva e de Pré-fabricados em Betão e Turismo.

Trabalho realizado por:
André Leitão, nº4, 6ºF